Acerte-se com o Tempo

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

História de Pernambuco


O ESTADO DE PERNAMBUCO, BRASIL.

Pernambuco é um dos Estados do Brasil e está localizado na região nordeste, tendo sido uma das primeiras áreas brasileiras ocupadas pelos portugueses. Quem visita as cidades de Pernambuco logo percebe que há muita história para se contar: são monumentos históricos, praças, casarios e igrejas, fortes, pontes e teatros.
Pernambuco é embalado por músicas, danças e folguedos que refletem um pouco da sua rica formação cultural. Caboclinhos, maracatus e passistas de frevo desfilam no Carnaval, em junho as festas ju ninas animam as cidades do interior, no Natal, os pastoris celebram o nascimento de Jesus. A força de sua cultura somada à riqueza de suas belezas naturais faz de Pernambuco um dos principais centros de atração turística do Brasil, tendo durante todo o ano cores, sons, ritmos, manifestações populares e a alegria de um povo que tem amor por sua terra.




História de Pernambuco, Brasil.

Lutas e conquistas
Pernambuco foi uma das primeiras áreas brasileiras ocupadas pelos portugueses. Em 1535, Duarte Coelho torna-se o donatário da Capitania, fundando a vila de Olinda e espalhando os primeiros engenhos da região.A histórica cidade de Igarassu abriga uma preciosidade: a mais antiga igreja do Brasil, Cosme e Damião, construída em 1535.
No período colonial, Pernambuco torna-se um grande produtor de açúcar e durante muitos anos é responsável por mais da metade das exportações brasileiras. Essa riqueza atrai novos colonos europeus que constróem no estado um dos mais ricos patrimônios arquitetônicos da América Colonial.A riqueza de Pernambuco foi alvo do interesse de outras nações. No século XVII, os holandeses se estabelecem no estado. Entre 1630 e 1654, Pernambuco é administrado pela Companhia das Índias Ocidentais. Um dos seus representantes, o príncipe João Maurício de Nassau, traz para Pernambuco uma forma de administrar renovadora e tolerante. Realiza inúmeras obras de urbanização no Recife, amplia a lavoura da cana, assegura a liberdade de culto.
No período holandês, é fundada no Recife a primeira sinagoga das Américas. Amante das artes, Nassau tem na sua equipe inúmeros artistas, como Frans Post e Albert Eckhrout, pioneiros na documentação visual da paisagem brasileira e do cotidiano dos seus habitantes.
Os pernambucanos se orgulham de sua participação altiva na História do Brasil, sempre mantendo altos ideais libertários, como na Guerra dos Mascates, entre 1710 e 1712; a Revolução Pernambucana, em 1817; a Confederação do Equador, em 1824; a Revolta Praieira, em 1848.
Com o advento da República, Pernambuco procura ampliar sua rede industrial, mas continua marcado pela tradicional exploração do açúcar. O Estado moderniza suas relações trabalhistas e lidera movimentos para o desenvolvimento do Nordeste, como no momento da criação da Sudene. A partir de meados da década de 60, Pernambuco começa a ree struturar sua economia, ampliando a rede rodoviária até o sertão e investindo em pólos de investimento no interior do estado. Na última década, consolidam-se os setores de ponta da economia pernambucana, sobretudos aqueles atrelados ao setor de serviços (turismo, informática, medicina) e estabelece-se uma tendência constante de modernização da administração pública.



Fonte: http://www.pousadapeter.com.br/indexpernambuco.htm

Nenhum comentário: